Nota

Minas Gerais “reduziu” a maioridade penal.


Nem todos os alertas, todos os exemplos, todas as estatísticas e todos os argumentos irão acabar com a vontade de uma parte da população de diminuir a maioridade penal. Assim como acreditar em Papai Noel, essas pessoas acreditam que a violência irá acabar por meio da redução, algo como magia.

No Estado de Minas Gerais, o Governo colocou 70 adolescentes na Cadeia Pública de Santa Luzia e na Unidade Prisional de Juatuba, alegando que as Fundações Casas da região estão lotadas (o que pode ser verdade). Mas a contradição aparece quando vimos que as cadeias estão mais do que lotadas.

Para discutir se é viável ou não a redução da maior idade penal, não podemos nos esquecer de discutir sobre a segurança pública, a educação, a saúde, o assistencialismo, a desigualdade social, o sistema carcerário e entre outros temas que envolvam o dia-a-dia da sociedade. Colocar um acontecimento e isolar do nosso contexto social é o que a mídia convencional mais gosta de fazer, e o resultado são 93% de paulistanos pedindo a redução da criminalidade.

Se as pessoas acreditam que a impunidade é a responsável pela violência, por que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do planeta e ainda continua com tantos crimes? O que falta de impunidade para quem veste terno, sobra para que tem “pé no chão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s