SEMINÁRIO REGIONAL NORDESTE DA ABMP EM FORTALEZA.


Membros do Conselho Consultivo Nacional de Adolescentes e Jovens da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude.

Mais de 600 participantes marcaram presença nos dois dias do Seminário Regional Nordeste da ABMP em Fortaleza. Durante o Seminário, diversas mesas e oficinas discutiram os desafios para garantir a implementação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Oficinas direcionadas para adolescentes, tiveram como facilitadores adolescentes e jovens membros do Conselho Consultivo Nacional da ABMP (CCNAJ). Ana Karoline (CCAJ-CE), representou o Conselho na mesa de abertura, ao lado da presidente e dos coordenadores regionais e estaduais. Felipe Vasconcelos (CCAJ-CE) e Enilson Ribeiro (CCAJ-MA), vestiram a camisa e entraram em campo com os adolescentes presentes na oficina “Direito a participação em jogo. Qual o seu time?”. Lucas Alves (CCAJ-CE) dividiu a mesa com Eduardo Rezende (TJ-SP) compartilhando conhecimentos sobre práticas restaurativas. Monique Evelle (CCAJ-BA) e Germana Oliveira (CCAJ-CE) utilizaram uma metodologia mais dinâmica para falar de um tema que diverge opiniões entre os estudantes brasileiros: Cota Racial nas Universidades Federais. Durante a oficina, um grupo pautou sua discussão utilizando Monique como exemplo. “Não sou cotista, mas sou a favor das cotas. Mas ser ou não ser cotista não faz você escapar do preconceito e discriminação do dia a dia.” , disse Monique.

Um pouco antes de terminar o seminário, os membros do CCNAJ tiveram um momento com os Promotores Juvenis, onde puderam ouvir opiniões, sugestões de melhorias e elogios a respeito da atuação dos conselheiros durante o evento. Logo após, os conselheiros entregaram a presidente da ABMP, Hélia Barbosa, a carta de intenções do CCNAJ que foi lida na plenária final. Desta forma, espera-se fortalecer a participação infanto-juvenil no Sistema de Garantias dos Direitos e no Sistema de Justiça da Infância e da Juventude cada vez mais.

Monique Evelle

Secretária Geral do Conselho Consultivo Nacional de Adolescentes e Jovens da ABMP

O responsável pelo conteúdo é o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s